domingo, janeiro 02, 2011


Tupã

1


                                                                                                       TUPÃ














O novo supercomputador que irá melhorar as previsões de tempo para todo o País acaba de ser inaugurado pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), em Cachoeira Paulista. Com capacidade para processar 258 trilhões de cálculos por segundo, o supercomputador - cujo nome é Tupã -, está entre os mais poderosos do mundo para aplicações em previsão de tempo e estudos de mudanças climáticas, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).


A velocidade máxima do Tupã é de 258 teraflops, equivalente a 258 trilhões de cálculos por segundo. Tupã é hoje o terceiro mais poderoso entre os supercomputadores dedicados à previsão numérica operacional de tempo e de clima sazonal. Considerando as aplicações para mudanças climáticas, fica em oitavo lugar.


Avanço - Com o Tupã, que deve entrar em plena operação no início de 2011, o INPE poderá gerar previsões de tempo mais confiáveis, com maior prazo de antecedência e de melhor qualidade, ampliando o nível de detalhamento para 5 km na América do Sul e 20 km para todo o globo. Será possível prever ainda eventos extremos com boa confiabilidade, como chuvas intensas, secas, geadas, ondas de calor, entre outros. As previsões ambientais e de qualidade do ar também serão beneficiadas, gerando prognósticos de maior resolução, de 15 quilômetros, com até seis dias de antecedência.


O projeto envolve pesquisadores brasileiros e estrangeiros e é considerado inédito em países em desenvolvimento. Os R$ 48 milhões investidos na compra do supercomputador foram financiados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e pela Fapesp. Também estarão presentes na cerimônia de inauguração do Tupã o chefe do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) do Inpe e coordenador do Programa Fapesp de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas, Carlos Nobre, o atual coordenador do CPTEC, Luiz Augusto Toledo Machado, e o seu sucessor, Osvaldo Luiz Leal de Moraes, professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul.


O Brasil está evoluindo pessoal, e isso é muito importante para o crescimento de nosso país.


Abraços,
Carlos Magno.

1 comentários:

Kelly Santana disse...

Oi meu príncipe lindo! te amo!
e tem um selinho pra você no meu blog.. rs!
;* te amo!

Postar um comentário